A Prefeitura de Contagem promove o desenvolvimento da cidade com a contribuição de todos e todas, unindo poder público, moradores e comerciantes. Na manhã desta terça-feira (21/3), este modelo de governo, focado no diálogo e na participação popular, foi reforçado em reunião realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem, onde representantes da administração pública, empresários e comunidade do bairro Eldorado, discutiram sobre as obras de mobilidade que estão em andamento na avenida João César de Oliveira, um dos principais corredores do município.
Na ocasião, foram informados os detalhes sobre a implantação das estações do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) ao longo da avenida, assim como o Projeto “Boulevard Portugal”, que está em vias de ser retomado. A inclusão do camelódromo nas praças também foi abordado. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) já apresentou sugestões de distribuição dos boxes para a comissão dos feirantes e aguarda um parecer.
Outras obras que impactam a região do Eldorado, como o corredor Ressaca, com a av. Teleférico e o viaduto sobre a BR-040, o Complexo Viário Beatriz, os terminais Sede e Darcy Ribeiro, as bacias de contenção de enchentes, a av. Maracanã e o projeto de iluminação pública também foram abordados no encontro.
“Foi uma oportunidade para sintonizarmos com a comunidade e os comerciantes as informações sobre as obras de mobilidade, em qual estágio está cada obra, como estão os processos de licitação, e também acolher as contribuições que os comerciantes apresentaram sobre as intervenções de trânsito que são necessárias enquanto as obras andam. Foi uma reunião muito proveitosa, ouvimos sugestões, críticas, reconhecimento pelo trabalho. Democracia é conversar, dialogar, ser transparente, construir consensos, e é isso que a gente fez aqui e é assim que governamos”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Comerciante no Eldorado há 30 anos, Robert Régis avaliou positivamente a iniciativa de reunir o governo municipal e a comunidade do bairro, e de todos os presentes terem a oportunidade de manifestar suas impressões, tirar dúvidas e propor melhorias de trânsito e ações que podem ajudar a impulsionar o comércio local.
“Hoje a gente tem um canal aberto com a Prefeitura, sabendo que o que a gente fala em uma reunião como esta chega até as lideranças, somos ouvidos com carinho e será feito de tudo para melhorar a vida do morador e do frequentador de Contagem. Neste caso, em especial, da avenida João César Oliveira, não só para o pedestre, mas para os motoristas. Precisamos muito de melhorias e saio daqui acreditando que teremos soluções que deixarão todos felizes”, disse.
Também presente na reunião, a lojista no ramo varejista de artigos de ótica, Joyce Amanda do Carmo, falou sobre a expectativa que tem para a conclusão das obras de mobilidade no corredor e frisou que os investimentos que estão sendo feitos poderão colocar Contagem na vitrine do desenvolvimento, como uma cidade com cada vez mais atrativos.
“Esta reunião foi muito importante, porque nós estamos expandindo nossos negócios e é uma grande preocupação nossa, como vai ser o futuro da avenida João César. Precisamos nos reunir mais vezes, levantar pontos importantes para todos os comerciantes. Este governo tem feito um ótimo trabalho e essa aproximação nos dá condição de falar sobre o que precisa ser melhorado e eu acredito que fomos ouvidos. A equipe do governo vai trabalhar com os responsáveis para que o trânsito flua, para que o comércio cresça, para que a população circule e tenha alegria de apresentar Contagem para outras pessoas que vêm de fora”, opinou.
No encontro, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, projetou que a etapa de montagem das estações do SIM, que vai contemplar também a revitalização das avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff nos trechos onde as cabines se localizam, está em fase de conclusão, e que a retomada dos trabalhos nas praças da Festa e da Paz, do Boulevard Portugal, deve ocorrer dentro de 30 dias.
Além disso, a pedido dos comerciantes, a Transcon fará estudos para avaliar a possibilidade de criação de áreas de carga e descarga, embarque e desembarque, estacionamento rotativo de motocicletas e outras adequações de trânsito no corredor e no seu entorno. Uma comissão foi formada para aprofundar o debate sobre este aspecto junto às equipes da autarquia municipal.
Clique e confira a galeria de fotos.